quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A Escola de atenção às diferenças - curso Salto para o Futuro


A discussão sobre a inclusão escolar é objeto de interesse em muitos países. 
E no Brasil não poderia ser diferente. A política de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva de janeiro de 2008 (MEC-SEESP, 2008), assegura o direito de toda criança frequentar a escola comum, esclarecendo ações que são de competência da educação especial daquelas que são de competência do ensino comum. 

Durante a semana de 5 a 9 de dezembro, os participantes do curso Salto para o Futuro, série: A Escola de atenção às diferenças, puderam conhecer e discutir sobre o atendimento escolar especial dos alunos, indistintamente, nas classes comuns de ensino e os serviços de que podem necessitar, seja  qual for a necessidade apresentada: deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades - superdotação.

Ainda, foi discutido sobre os serviços e a política (Lei) que orienta para a oferta do Atendimento Educacional Especializado. Política essa, que visa assegurar que os alunos aprendam o que é diferente do currículo do ensino comum e o que lhe é necessário para poder ultrapassar as barreiras impostas pela deficiência.


Fonte: Tv Brasil

Curso de Formação Continuada - Revitalizando os Núcleos de Tecnologia

Multiplicadores do NTE Joinville, participaram da formação continuada Revitalizando os NTEs, promovido pela SED. O evento aconteceu na cidade de Itapema (SC), nos dias 22 a 24 de novembro, reunindo aproximadamente 158 profissionais atuantes nos núcleos de tecnologia educacional das 36 GEREDs - Gerências Regionais de Educação.

O tema abordado na abertura do evento, escolhido pelo diretor de Tecnologia e Inovação (DITI) da Secretaria, Raul Bergson, foi sobre A Tecnologia e Inovação a Serviço da Educação, pois a meta da Secretaria "é fazer das tecnologias educacionais uma importante ferramenta de apoio a uma educação de qualidade, que abrirá as portas do mundo moderno e globalizado, auxiliando os jovens no mercado de trabalho".

O evento possibilitou alinhemos, entendimentos e direcionamentos sobre a missão dos NTEs e da Diretoria de Tecnologia e Inovação para o aperfeiçoamento do ensino catarinense, sem perder de vista que são as nossas escolas e, principalmente, os nossos alunos, o principal foco.