segunda-feira, 9 de maio de 2011

NTE Joinville capacita professores com o Curso Introdução à Educação Digital - 40h

O Núcleo de Tecnologia Educacional de Joinville, iniciou o Curso de Introdução à Educação Digital – 40 horas.

O curso está acontecendo de 28 de março à 18 de maio de 2011, no período vespertino das 13h30min às 17h30min.

O curso Introdução à Educação Digital foi organizado visando familiarizar, motivar e preparar os professores da rede pública de educação básica a utilizar computadores e seus aplicativos, bem como os recursos tecnológicos disponíveis pela Internet.

Este curso estimula o professor e o gestor a refletir o porquê e o para que utilizar essas tecnologias,oferecendo os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir sobre diversos temas que fazem parte de sua prática docente.

Aprendendo com as diferenças

 Em visita técnica e pedagógica a EEB Rui Barbosa nos deparamos com estudantes que convivem e aprendem com as diferenças.

Há alunos portadores de necessidades especiais - alunos não ouvintes, cadeirantes, alunos com atividades cerebral e motora comprometida... Mas todos convivem e realizam os trabalhos propostos, cada um da sua maneira, com suas possibilidades e realidade, se sentindo uma parte que completa o todo.
Assim é que se faz a inclusão!

A escola  fica localizada no centro de Jonville e por essas ações se tornou um "pólo" para receber esse público diferenciado, oferecendo um Segundo Professor e Professor Intérprete para as turmas "não ouvintes".



Aqui a turma do primeiro ano trabalha na sala de tecnologia instigada pela curiosidade. A professora Carla propõe que cada aluno busque um tema/assunto para pesquisar e depois apresente para os colegas. A professora media o trabalho dos alunos e eles aprendem a respeitar o espaço de cada colega. Desta forma, os alunos compreendem na prática o sentido da autonomia e responsabilidade, pois cada aluno é um agente ativo, participativo da sua própria aprendizagem, tornando-a muito mais significativa.


Esse trabalho é legal,  porque nós escolhemos o que desejamos aprender e não a professora fala o que quer que pesquisemos, comenta a aluna Ana Carolina de 9 anos.


Já a aluna Pâmela que realiza atividades contra-turno, relata como é estudar na escola que tem uma clientela diferenciada:
É bom estudar aqui, pois há integração entre professores e alunos e aprendemos novas coisas principalmente a não ter preconceito com as pessoas que têm deficiência.

Aluna Pâmela C. Vieira, da 8ª série - estuda na escola desde a sua 1ª série.

Estudos comprovam o que Vygotsky (1998) já havia preconizado, ao dizer que, com a influência de outras pessoas, os alunos e também os alunos especiais passam a desenvolver habilidades, atitudes e hábitos, que muito contribui para sua adaptação e aprendizagem.
Assim é fundamental trabalhar com o trabalho em grupo, tanto numa classe de escola especial quanto numa classe do ensino regular e melhor ainda, se pudermos inserir as tecnologias educacionais como facilitadoras na prática pedagógica de nossas escolas.