quarta-feira, 22 de junho de 2011

Curioso?

Não são as respostas que movem o mundo, mas sim as perguntas que realizamos...

Trabalhando com projetos nos deparamos com uma imensidão de temas, não é?!?

Aqui, duas sugestões de sites para pesquisas, aos participantes do curso Elaboração de Projetos - turma 01/2011, com o 4º encontro agendado para o dia 28 de junho, próxima terça-feira.



Palestra com Sherry Turkle

Aconteceu no dia 09 de junho de 2011, no Centreventos Cau Hansen em Joinville,a Sessão Especial ExpoGestão Educaçãocom a palestra Usuários ou Dependentes? O Impacto das Tecnologias em Nossas Vidas.  

Com a palavra, Sherry Turkle - uma das mais notáveis especialistas no tema, pesquisadora e professora de Sociologia no renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Doutora em Psicologia da Personalidade pela Universidade de Harvard.

O NTE de Joinville participou da palestra, que reuniu centena de professores das UEs Estaduais e outras redes de ensino da cidade e região.

Quem não tem um colega que dorme com o celular ligado e levanta a cada vez que ouve o plim plom de uma mensagem? Quem nunca viu duas pessoas sentadas lado a lado, conversando pelo chat? Vício? Distúrbio Social? Qual o impacto das novas formas de telecomunicação e interação na rede sobre as dimensões psicológica, cultural, econômica e social?





Saiba mais:  Sherry Turkle

Tudo começou em 1978, quando o MIT reuniu as mais brilhantes mentes da época, para discutir as formas de interação entre pessoas e computadores. Mal sabiam, então, que 30 anos mais tarde a construção das identidades pessoal e social seria filtrada pelos aparelhos de mídia digital. Ao longo desse período, Turkle se firmou como autoridade mundial na relação das pessoas com as tecnologias móveis, redes sociais e a robótica sociável. Seu conhecimento lhe vale presença constante em publicações de prestígio, como The New York Times e Scientific American e em canais de televisão de grande audiência, como BBC, CNN, ABC e NBC.
Autora de inúmeros livros, Sherry trará à ExpoGestão o suprassumo de sua obra mais recente, Alone Together: Why We Expect More from Technology and Less from Each Other (Sozinhos Juntos, Ed. Basic Books), lançada nos Estados Unidos no início do ano e inédita no mercado brasileiro. Nela, a autora descreve como passamos de multitarefas a multividas, deixando-nos seduzir pelas ilusões de companhia franqueadas pela tecnologia. Sentimos a urgência de compartilhar textos, mensagens, sem porém nos expormos de forma crítica, sem de fato nos abrirmos. Passamos a estar continuamente ocupados e ocupados demais para interagir com outras pessoas. Passamos a ficar Sozinhos Juntos. Se não aprendermos a ficar sozinhos, tornar-nos-emos apenas solitários, perdendo a capacidade de nos conectarmos conosco mesmos.

Os participantes, puderam extrair alguns pontos apresentados por Turkle, de como podemos resistir à tentação e ao vício da conexão dia e noite, pelo lap top, pelo celular, a ponto de entrarmos muitas vezes em crises de abstinência; e como podemos tirar o máximo das tecnologias, sem por isso nos rendermos a elas.

Fonte:  http://www.expogestao.com.br/pt/palestrantes/sherry_turkle.asp, disponível em 11/06/2011, 14h35min.