quarta-feira, 22 de junho de 2011

Palestra com Sherry Turkle

Aconteceu no dia 09 de junho de 2011, no Centreventos Cau Hansen em Joinville,a Sessão Especial ExpoGestão Educaçãocom a palestra Usuários ou Dependentes? O Impacto das Tecnologias em Nossas Vidas.  

Com a palavra, Sherry Turkle - uma das mais notáveis especialistas no tema, pesquisadora e professora de Sociologia no renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Doutora em Psicologia da Personalidade pela Universidade de Harvard.

O NTE de Joinville participou da palestra, que reuniu centena de professores das UEs Estaduais e outras redes de ensino da cidade e região.

Quem não tem um colega que dorme com o celular ligado e levanta a cada vez que ouve o plim plom de uma mensagem? Quem nunca viu duas pessoas sentadas lado a lado, conversando pelo chat? Vício? Distúrbio Social? Qual o impacto das novas formas de telecomunicação e interação na rede sobre as dimensões psicológica, cultural, econômica e social?





Saiba mais:  Sherry Turkle

Tudo começou em 1978, quando o MIT reuniu as mais brilhantes mentes da época, para discutir as formas de interação entre pessoas e computadores. Mal sabiam, então, que 30 anos mais tarde a construção das identidades pessoal e social seria filtrada pelos aparelhos de mídia digital. Ao longo desse período, Turkle se firmou como autoridade mundial na relação das pessoas com as tecnologias móveis, redes sociais e a robótica sociável. Seu conhecimento lhe vale presença constante em publicações de prestígio, como The New York Times e Scientific American e em canais de televisão de grande audiência, como BBC, CNN, ABC e NBC.
Autora de inúmeros livros, Sherry trará à ExpoGestão o suprassumo de sua obra mais recente, Alone Together: Why We Expect More from Technology and Less from Each Other (Sozinhos Juntos, Ed. Basic Books), lançada nos Estados Unidos no início do ano e inédita no mercado brasileiro. Nela, a autora descreve como passamos de multitarefas a multividas, deixando-nos seduzir pelas ilusões de companhia franqueadas pela tecnologia. Sentimos a urgência de compartilhar textos, mensagens, sem porém nos expormos de forma crítica, sem de fato nos abrirmos. Passamos a estar continuamente ocupados e ocupados demais para interagir com outras pessoas. Passamos a ficar Sozinhos Juntos. Se não aprendermos a ficar sozinhos, tornar-nos-emos apenas solitários, perdendo a capacidade de nos conectarmos conosco mesmos.

Os participantes, puderam extrair alguns pontos apresentados por Turkle, de como podemos resistir à tentação e ao vício da conexão dia e noite, pelo lap top, pelo celular, a ponto de entrarmos muitas vezes em crises de abstinência; e como podemos tirar o máximo das tecnologias, sem por isso nos rendermos a elas.

Fonte:  http://www.expogestao.com.br/pt/palestrantes/sherry_turkle.asp, disponível em 11/06/2011, 14h35min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário