quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

15 de dezembro

Aconteceu o ultimo encontro presencial do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs, onde foi trabalhado sobre a "Prática pedagógica e mídias digitais". 

Para finalizar os trabalhos, os participantes apresentaram atividades baseadas no uso de vídeos, imagens e sons, objetivando levar para a realidade escolar, a postura de além de ensinar aos alunos os conteúdos estipulados pela "grade curricular" por etapa e modalidade de ensino,  o papel da escola é também, o de capacitar os estudantes para que possam, através de sua própria reflexão, avaliar as informações que lhes chegam e decidir sobre o que farão com elas.

Destarte, fica claro que o caminho para enfrentar o desafio de nos tornarmos cidadãos da chamada "era digital" é aprender a produzir mensagens com essas novas mídias.

Encontro ProUCA/SC


Nos dias 12 e 13 de dezembro, em Florianópolis, aconteceu o  II Encontro das UEs do ProUCA de Santa Catarina, com a participação da coordenadora do programa na Região Sul, a professora Dra. Léa Fagundes.




Programação do Evento - clique aqui.


O evento teve como principal objetivo, avaliar a fase piloto do ProUCA em Santa Catarina, analisando as experiências pedagógicas inovadoras e os resultados no processo de formação, visando definir metas e ações para dar continuidade no processo em 2012.

Estavam presentes, integrantes de 13 unidades escolares de SC, dentre elas, a EEB Francisco Eberhardt, situada no distrito de Pirabeiraba em Joinville.



Fonte: Blog ProUCA 
Fotos: Rogério Santos Pedroso

Sexta, dia 9 de dezembro...


“....entende-se por projeto um modo de agir do ser humano que define quem ele pretende ser e como se lançar em busca de metas” (MACHADO, 2000).
 
Na ultima sexta-feira, aconteceu o encerramento do curso Elaboração de Projetos - turma 24477.
Os cursistas, ao londo do curso puderam conhecer sobre as diferenças e semelhanças entre os Projetos de Ensino e PAs. Além disso, puderam trabalhar com a metodologia do PA - Projeto de Aprendizagem na prática, explorando e conhecendo os seus fundamentos, vantagens e desvantagens da sua  aplicabilidade
na prática pedagógica.  
 
Curioso com os resultados?
Acesse os trabalhos de duas equipes participantes: PA1  e  PA2.