quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vídeo

Projeto de Aprendizagem - uma experiência inovadora

"Por muito tempo a educação foi construida sobre a memorização por pensar-se que para aprender era necessário repetir".     Camargo; Lacerda                                                                                       


Desta forma, o professor costumava "pensar pelo aluno", antevendo ou prevendo o que deveria conhecer ou descobrir e, ainda, determinando o tempo em que a aprendizagem deveria ocorrer.    Camargo.

Assim, surge a metodologia do Projeto de Aprendizagem como um mecanismo para alterar a relação da prática pedagógica, bem como na interação das relações entre professor X aluno no processo de ensino aprendizagem.



Essa experiência inovadora da aplicabilidade da metodologia do PA - Projeto de Aprendizagem, foi  realizada pelos multiplicadores Fabiula e Jamir, em parceria com professores e estudantes da 7ª série da scola de Educação Básica Professor Rudolfo Meyer no ano de 2007  (clique aqui para acessar) e hoje serve como exemplo  concreto para os participantes que realizam o curso denominado : "Elaboração de Projetos" . 




O curso Elaboração de Projetos, vem sendo ofertado desde 2010 pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Joinville para os professores e profissionais da educação da Rede Estadual de Ensino, quando abrimos uma turma.
Já neste ano, estamos com duas turmas em andamento neste primeiro semestre e previsão para abertura de novas turmas para o segundo semestre/2011.
Abrimos uma turma para a rede Municipal de Ensino da cidade de São Francisco do Sul, para professores das salas de Tecnologia Educacional e para os integrantes do Núcleo de Tecnologia Municipal de São F. do Sul.
Para essa turma em especial, realizamos 3 encontros presenciais de 8horas, totalizando 24 horas presenciais e 16 horas a distância.


Na quarta-feira, dia 15 de junho, encerramos o curso Elaboração de Projetos com a turma da rede municipal de São Francisco do Sul


No ultimo encontro, os cursistas  apresentaram as suas experiências e percepções a respeito da aplicabilidade do PA que foi desenvolvido no decorrer do curso e registrado no blog colaborativo de cada uma das equipes formadas, conforme o agrupamento das curiosidades individuais.